quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Candidat@ à intervenção em Comunicação Alternativa


Para saber se uma criança ou pessoa autista é candidata à utilização de Comunicação Alternativa, as seguintes perguntas podem ajudar:
  • Ele/Ela não fala?
  • Tem um atraso na fala?
  • Tem uma fala incompreensível?
  • Tem um vocabulário limitado (de 1 a 20 palavras)?
  • Parece surda?
  • Usa uma palavra, frase ou sentença uma vez e depois não mais?
  • Usa a fala apenas para pedir algo que deseja muito?
  • Faz pedidos (ex.: eu quero...) mas não comentários (ex.: "estou com sede", "estou com frio", "o almoço está delicioso")?
  • Tem uma fala ecolálica, ou seja, repete palavras e frases que ouve?
  • Tem dificuldades em fazer pedidos?
  • Tem comportamentos difíceis de serem interpretados?
  • Não responde a perguntas?
  • Tem dificuldade na memória de curto prazo?
  • Tem dificuldade em iniciar interações? Tem dificuldade em interagir com outras pessoas?
  • Comunica-se apenas sobre tópicos específicos?
  • Fica brava e frustrada por motivos desconhecidos?
  • Fica brava e frustrada por motivos conhecidos, mas aparentemente razões que não fazem sentido?

Se a resposta para algumas dessas perguntas é sim, deve ser considerada a introdução de Comunicação Alternativa com a criança ou pessoa autista. ;-)

Por Joanne M. Cafiero, 2005

2 comentários:

  1. Oi Renata. Você tem alguma indicação de livro em português? Obrigada

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    1. Oi Clara, infelizmente, não temos um livro com informações suficientemente abrangentes em português e, em especial, algo que seja direcionado para autismo =(. Das poucas referências com informações relevantes tem um material do MEC sobre Comunicação Alternativa que é distribuído gratuitamente, mas não foi escrito de modo direcionado para as pessoas com autismo. Segue referência: SARTORETTO, M. L; BERSCH, R. C. R. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 6. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). Disponível em: < http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1831&Itemid=1>

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