segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CAA e os sistemas simbólicos

Anteriormente, expliquei um pouco sobre a importância dos símbolos no desenvolvimento da comunicação e da linguagem - confira aqui.

Também comentei sobre o portal ARASAAC onde é possível obter símbolos gratuitamente.

Relembrando:

  • A Comunicação Aumentativa e Alternativa envolve o uso integrado de símbolos, recursos, técnicas e estratégias. 
Fonte: Arquivo pessoal (Renata C. S. Bonotto)


  • Língua e linguagem se estruturam por meio de símbolos. Então, uma imagem pode funcionar como símbolo e, por isso, os pictogramas são muito utilizados na CAA. 
Além do ARASAAC, que já escrevi a respeito aqui, há outros sistemas simbólicos como podemos ver na imagem abaixo.


Fonte: Página da ISAAC Brasil no Facebook - homenagem ao Dia das Mães
https://www.facebook.com/isaacbrasil.ca


SCLERA 

É um sistema simbólico oferecido gratuitamente. É particularmente interessante para quem tem algum nível de deficiência visual. As imagens com contraste favorecem pessoas com baixa visão. Encontre outros símbolos gratuitamente na página oficial do projeto: www.sclera.be ou em aplicativos como o Picto4Me, disponível em português em https://www.picto4.me/site .

PCS

PCS é a sigla para Picture Communication System, em português, sistema de comunicação por figuras. Pertence hoje à empresa Tobii Dynavox [https://goboardmaker.com/pages/picture-communication-symbols]. PCS é o pacote de símbolos utilizado em várias aplicações de CAA, como o Boardmaker, o Communicator e o Snap+Core.

WIDGIT

Widgit é um sistema simbólico muito usado na Europa. A empresa tem base no Reino Unido. Anteriormente, esse pacote de símbolos era conhecido como Widgit Rebus. A empresa mantém um site para usuários de símbolos onde materiais são disponibilizados de forma gratuita (mas, em inglês apenas). Confira em  https://symbolworld.org

SYMBOLSTIX

Symbolstix é o pacote de símbolos da N2Y [https://www.n2y.com/who-we-are/]. No Brasil, encontramos esses símbolos em aplicativos de CAA como o Livox [https://livox.com.br/] e o Sonoflex [https://apps.apple.com/us/app/sono-flex-bp/id562578933]

BLISS

Com início na década de 70, Bliss constitui um dos primeiros pacotes de símbolos usados como apoio à comunicação de pessoas com limitações na fala. Possui uma organização gráfica e semântica. Saiba mais no site: https://www.blissonline.se/

Com certeza, há outros sistemas simbólicos disponíveis por aí, mas, o mais importante é lembrar que quando organizamos os símbolos para apoiar a comunicação de alguém com dificuldades na área da linguagem e comunicação, devemos manter uma consistência para que os sentidos permanecem estáveis e, consequentemente, favoreçam a comunicação dos usuários de CAA.

Até logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário