sábado, 12 de outubro de 2019

Compreenda a comunicação - comportamentos comunicativos

Há alguns anos, a Telefônica fez essa propaganda em homenagem ao dia das mães. Assista pela diversão e observe as formas de comunicação que o menino usa para tentar (sem muito sucesso 😅) dizer ao pai que está com fome e quer tomar sua mamadeira.


Esse pequeno vídeo tem muito a nos ensinar sobre comunicação e os recursos que alguém que não consegue falar lança mão para tentar comunicar sua mensagem. Se conseguisse falar, seria prontamente atendido.

Porém, na ausência da fala, a criança usou gestos, mostrou a barriga (para dizer que estava com fome ou queria comer), apontou para a vaca de pelúcia, a vaca decorativa na parede, o quadro com o copo de leite, a página de jornal em que havia uma foto de vacas pastando no campo e a chamada da reportagem em que a palavra "leite" estava escrita em letras grandes.  Depois de tentar de tantas formas sem ser compreendido, sucumbe e chora.

Mas, como um comunicador persistente, tenta mais uma vez, apontando para o sutiã.

Se prestarmos bem a atenção, há uma série de comportamentos nesse pequeno vídeo que nós também devemos atentar nas interações com pessoas que não oralizam e não conseguem usar a fala ou a escrita para se comunicar (ou não o fazem isso de modo muito eficiente com palavras faladas ou escritas), a saber:

- Movimentos corporais
- Sons e vocalizações
- Expressões faciais
- Contato visual
- Gestos
- Símbolos
Lembre-se que um símbolo tem um caráter representacional - a vaca representa leite e a palavra leite escrita também tem um caráter representacional.

Podemos compreender muito sobre os estados e as intenções de pessoas que não conseguem se comunicar muito bem por meio da fala se observarmos esses comportamentos.

E, quando esses comportamentos não forem convencionais, socialmente aceitos ou efetivos para favorecer a comunicação, nossa tarefa é ensinar o caminho para uma comunicação convencional, como quando usamos gestos e o olhar, bem como simbólica, ou seja, mediada por imagens e vocalizadores, como ocorre na Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Comecemos por compreender as múltiplas formas de comunicação. Acredite nada é por acaso ou aleatório na comunicação. Presuma competência sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário