quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Processo de implementação de CAA - Avaliação

Como iniciar e o que fazer


Uma das questões mais inquietantes para famílias e profissionais que implementam a CAA para mediar o desenvolvimento da comunicação e da linguagem é ter uma visão ampla sobre como iniciar e o que fazer. 

Ao pesquisar e propor uma pesquisa-ação sobre o tema na minha tese de doutorado*, organizei a estrutura fluxos que está no gráfico abaixo. Cada uma dessas etapas, leva a outros tantos desdobramentos, é claro! 





Comece pela avaliação


Quero destacar a importância da avaliação das habilidades iniciais de comunicação e linguagem. Essa avaliação inicial é importante para nortear quanto a objetivos a perseguir e, depois, quanto à definição de recursos e estratégias que possam levar à concretização de avanços que queremos.

No processo de avaliação de habilidades iniciais, gosto muito de uma ferramenta, a Matriz de Comunicação** [site disponível em inglês e espanhol: www.communicationmatrix.org]. 

A Matriz de Comunicação é uma ferramenta de avaliação gratuita para ajudar famílias e profissionais a entender facilmente como está a comunicação, refletir sobre o progresso e as necessidades exclusivas de qualquer pessoa que esteja nos estágios iniciais da comunicação ou empregando outras formas de comunicação que não sejam falar ou escrever.

A Matriz de Comunicação define:

- as quatro razões principais que nos motivam a nos comunicar

Quatro razões que nos motivam para a comunicação


Sem motivação não há aprendizagem. Por isso, compreender o que pode motivar uma pessoa a se comunicar é uma questão essencial para pensar promover e fazer avançar a comunicação.


REJEITAR 
Recusar o que não se quer
       Expressar incômodo
       Protestar
       Recusar ou negar algo

OBTER (obter o que se quer)
   Expressar satisfação
   Continuar uma ação
   Obter mais de algo
   Pedir mais ação
   Escolher
   Pedir um objeto novo
 Pedir objetos que estão fora do alcance
INTERAGIR SOCIALMENTE
    Expressar interesse por outros
    Chamar atenção
    Pedir atenção
    Mostrar afeto
    Saudar outras pessoas
    Oferecer ou compartilhar coisas
    Dirigir a atenção de alguém a algo
    Usar fórmulas sociais educadas
OBTER E TROCAR INFORMAÇÃO
 Responder a perguntas de “Sim” e “Não”
  Perguntar (“Quem?”, “Onde?”...)
  Nomear objetos e pessoas
  Fazer comentários


Crianças e pessoas com autismo, em geral, desenvolvem como mais facilidade habilidades referentes a "rejeitar" e "obter". E, os maiores desafios envolvem as habilidades para "interagir socialmente" e "obter e trocar informação". Porém, para um trabalho efetivo para o desenvolvimento da comunicação, não podemos deixar nenhuma dessas áreas de fora. 

A comunicação entre pessoas está largamente relacionada ao fortalecimento das interações sociais. Também, obter e trocar informações estão na base para a aprendizagem e desenvolvimento de uma gama diversa de conhecimento e outras habilidades. Não é verdade?

Aproveite para pensar também como é a sua interação com sua criança, estudante ou paciente. Dar o exemplo é essencial!

* Para acessar o texto completo, siga esse link: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/152752

** A Matriz de Comunicação foi publicada pela primeira vez em 1990, revisada em 1996 e em 2004 pela terapeuta de fala e linguagem Dra. Charity Rowland da Universidade de Ciências da Saúde de Oregon nos EUA.

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