Escrito por A. STOUT
Ao início de seu guia de "princípios bem-sucedidos e
baseados em evidências para apoiar e engajar indivíduos com autismo", Dr.
John P. Hussman, do Instituto Hussman para Autismo, incentiva os leitores a fazer
este exercício:
"Sem usar a fala ou mover com precisão seu corpo,
responda a seguinte pergunta: Qual é a sua cor favorita?"
A menos que você tenha conseguido encontrar um método
realmente criativo e inovador, provavelmente você permaneceu em silêncio ou se
moveu de forma desengonçada.
Agora imagine se alguém viu sua reação e presumiu de cara que
você simplesmente não entendeu a questão.
Injusto, certo? Só porque você não pode responder não
significa que você não pode entender. Se alguém presumisse isso de você na vida
real, provavelmente, seria bastante frustrante.
Infelizmente, essa é a situação em que muitas pessoas com
autismo que não falam se encontram. E isso vem mostrar o quão importante é
presumir competência.
O QUE SIGNIFICA PRESUMIR COMPETÊNCIA?
Em uma frase, presumir competência significa assumir que uma
pessoa autista tem a capacidade de pensar, aprender e entender - mesmo que não
veja qualquer evidência concreta. É assumir que eles não são inerentemente
incapazes; eles só precisam dos apoios e dos sistemas adequados para ajudá-los
a ter sucesso.
Também é conhecido como "a suposição menos perigosa",
uma ideia que foi formulada pela primeira vez em 1984 por Anne Donnellan
[teachinglearnerswithmultipleneeds.blogspot.com – Living the least dangerous
assumption) . Aqui está outra maneira de formular: na ausência de qualquer
evidência de um jeito ou de outro, qual dos dois pressupostos causará menos
prejuízo para um indivíduo se você estiver errado: a suposição de que eles são
competentes ou incompetentes? Por razões que vou elaborar na próxima seção, é
muito mais seguro assumir que um indivíduo é competente.
Antes disso, no entanto, deixe-me esclarecer o que presumir
competência não é. Não é uma ilusão. Não é idealismo. Não se trata de ignorar
ou ignorar os desafios que uma pessoa enfrenta. Presumir competência é dar a
alguém uma chance - e ajudá-los a aproveitar essa chance de qualquer maneira
que você puder.
Temos uma boa razão para lhes dar essa chance também.
Pesquisas científicas recentes revelaram que estamos subestimando a
inteligência e as capacidades das pessoas no espectro, dando-lhes testes que
inerentemente comprometem suas chances.
Um estudo de 2016 [Words say little
about cognitive abilities in autism – Spectrum 5 September 2016] com 1.470
crianças - o maior estudo até o momento sobre o assunto - descobriu que quase
metade dos indivíduos com autismo minimamente verbais tinham alta inteligência
não-verbal. É um indicador forte que erroneamente vinculamos a falta de
habilidades orais com incapacidade de pensar.
POR QUE É IMPORTANTE PRESUMIR COMPETÊNCIA?
Para responder a esta pergunta, vamos dar uma olhada novamente
na ideia de "a suposição menos perigosa". Quais são as possíveis
consequências de assumir que alguém é competente se você estiver errado?
Tempo desperdiçado, provavelmente; você terá que voltar à
estaca zero.
Agora, quais são as consequências possíveis de assumir que
alguém é incompetente se você estiver errado?
As respostas para esta pergunta são muito mais terríveis: você
provavelmente terá um indivíduo muito frustrado, só para começar. Porém, muito
mais importante do que isso, você reduziu suas expectativas, o que tem
consequências diretas no futuro do indivíduo.
Como a consultora sobre Educação
Inclusiva, Cheryl Jorgensen, escreveu: "Nossos julgamentos sobre as capacidades
intelectuais dos estudantes afetam cada decisão que tomamos sobre seus
programas educacionais, seus sistemas de comunicação e suporte, as atividades
sociais em que os apoiamos e o futuro que imaginamos para eles".
Vamos resumir desta forma: você sempre pode voltar e
simplificar as coisas, se necessário. Mas é muito mais difícil voltar e ajudar
seu filho a recuperar oportunidades perdidas.
Tenha alvos pequenos e você só alcançará resultados pequenos.
Mas com alvos elevados, é mais provável que seu filho cresça para atender a
essas expectativas.
COMO PODEMOS PRESUMIR COMPETÊNCIA?
• Fale com seu filho normalmente. Evite a conversação infantilizada
e a linguagem excessivamente simplificada. Fale a uma velocidade normal. E
quando seu filho estiver presente, nunca fale sobre ele como se eles não
estivesse na sala. Certifique-se de que outras pessoas falem diretamente com
ele em vez de reportar a um terceiro (ou seja, você).
• Encontre uma maneira de ajudar seu filho a se comunicar.
Todo mundo se comunica, seja através de fala, dispositivos geradores de fala,
imagens, gestos, linguagem gestual e muito mais. Ajude seu filho a encontrar o
sistema de comunicação que funciona melhor para ele. Comunicação é poder e a
chave para a defesa dos próprios interesses!
• Preste muita atenção ao que eles estão tentando dizer.
Antes de pensar que alguns comportamentos são apenas decorrentes do autismo,
primeiro considere que seu filho pode estar tentando lhe dizer algo.
Comportamento é comunicação, e pode muito bem ser que seu filho esteja
expressando algo importante dessa maneira.
Heidi LoStracco, mestre e fonoaudióloga, diz que teve um
estudante há alguns anos que, em certo ponto, começou a usar o seu dispositivo de
Comunicação Alternativa (CAA) para dizer a palavra "Todas" a todo o
instante. Depois de repetir essa palavra mais de 500 vezes em 10 dias,
LoStracco descobriu que o menino estava tentando mostrar que o seu dispositivo está
bloqueado por acidente, impedindo-o de acessar "todas as palavras"
que ele precisava para se expressar. Agora, imagine o que aconteceria se a
repetição da palavra "todas" tivesse sido interpretada como movimento
repetitivo.
• Não omita informações por medo que não entendam. Em vez
disso, exponha-os a todas as coisas que você faria com qualquer outra criança.
Mesmo que não pareça estar absorvendo a informação, eles podem muito bem estar
fazendo exatamente isso!
CONCLUSÃO
Se você está lendo sobre isso pela primeira vez, pode causar
um pouco de incerteza aceitar essa ideia e dar uma chance. Você pode estar mais
inclinado a acreditar que seu filho tenha uma deficiência intelectual e se esforça
para entender.
Mas, como a mãe de uma jovem autista no Blog Emma's Hope
Book chama a atenção: "Como você pode saber com certeza? Podemos dizer a
nós mesmos que nosso filho é muito "severo" e estamos correndo o
risco de uma certa medida de fracasso ao presumir competência. Para essas pessoas,
eu sugeriria que o oposto é verdadeiro. O único verdadeiro fracasso é quando
nos afastamos e presumimos incompetência."
Então, dê uma chance e veja o
que acontece. Como Ido Kedar, um indivíduo não-verbal com autismo diz: "O
que você tem que perder tentando?"
Tradução livre de Renata Bonotto a partir da postagem no Blog - http://blog.theautismsite.com/presume-competence/
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