quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PRESUMIR COMPETÊNCIA: O QUE É E POR QUE É IMPORTANTE?

Escrito por A. STOUT

Ao início de seu guia de "princípios bem-sucedidos e baseados em evidências para apoiar e engajar indivíduos com autismo", Dr. John P. Hussman, do Instituto Hussman para Autismo, incentiva os leitores a fazer este exercício:

"Sem usar a fala ou mover com precisão seu corpo, responda a seguinte pergunta: Qual é a sua cor favorita?"

A menos que você tenha conseguido encontrar um método realmente criativo e inovador, provavelmente você permaneceu em silêncio ou se moveu de forma desengonçada.

Agora imagine se alguém viu sua reação e presumiu de cara que você simplesmente não entendeu a questão.

Injusto, certo? Só porque você não pode responder não significa que você não pode entender. Se alguém presumisse isso de você na vida real, provavelmente, seria bastante frustrante.

Infelizmente, essa é a situação em que muitas pessoas com autismo que não falam se encontram. E isso vem mostrar o quão importante é presumir competência.

O QUE SIGNIFICA PRESUMIR COMPETÊNCIA?

Em uma frase, presumir competência significa assumir que uma pessoa autista tem a capacidade de pensar, aprender e entender - mesmo que não veja qualquer evidência concreta. É assumir que eles não são inerentemente incapazes; eles só precisam dos apoios e dos sistemas adequados para ajudá-los a ter sucesso.

Também é conhecido como "a suposição menos perigosa", uma ideia que foi formulada pela primeira vez em 1984 por Anne Donnellan [teachinglearnerswithmultipleneeds.blogspot.com – Living the least dangerous assumption) . Aqui está outra maneira de formular: na ausência de qualquer evidência de um jeito ou de outro, qual dos dois pressupostos causará menos prejuízo para um indivíduo se você estiver errado: a suposição de que eles são competentes ou incompetentes? Por razões que vou elaborar na próxima seção, é muito mais seguro assumir que um indivíduo é competente.

Antes disso, no entanto, deixe-me esclarecer o que presumir competência não é. Não é uma ilusão. Não é idealismo. Não se trata de ignorar ou ignorar os desafios que uma pessoa enfrenta. Presumir competência é dar a alguém uma chance - e ajudá-los a aproveitar essa chance de qualquer maneira que você puder.

Temos uma boa razão para lhes dar essa chance também. Pesquisas científicas recentes revelaram que estamos subestimando a inteligência e as capacidades das pessoas no espectro, dando-lhes testes que inerentemente comprometem suas chances. 

Um estudo de 2016 [Words say little about cognitive abilities in autism – Spectrum 5 September 2016] com 1.470 crianças - o maior estudo até o momento sobre o assunto - descobriu que quase metade dos indivíduos com autismo minimamente verbais tinham alta inteligência não-verbal. É um indicador forte que erroneamente vinculamos a falta de habilidades orais com incapacidade de pensar.

POR QUE É IMPORTANTE PRESUMIR COMPETÊNCIA?

Para responder a esta pergunta, vamos dar uma olhada novamente na ideia de "a suposição menos perigosa". Quais são as possíveis consequências de assumir que alguém é competente se você estiver errado?

Tempo desperdiçado, provavelmente; você terá que voltar à estaca zero.

Agora, quais são as consequências possíveis de assumir que alguém é incompetente se você estiver errado?

As respostas para esta pergunta são muito mais terríveis: você provavelmente terá um indivíduo muito frustrado, só para começar. Porém, muito mais importante do que isso, você reduziu suas expectativas, o que tem consequências diretas no futuro do indivíduo. 

Como a consultora sobre Educação Inclusiva, Cheryl Jorgensen, escreveu: "Nossos julgamentos sobre as capacidades intelectuais dos estudantes afetam cada decisão que tomamos sobre seus programas educacionais, seus sistemas de comunicação e suporte, as atividades sociais em que os apoiamos e o futuro que imaginamos para eles".

Vamos resumir desta forma: você sempre pode voltar e simplificar as coisas, se necessário. Mas é muito mais difícil voltar e ajudar seu filho a recuperar oportunidades perdidas.

Tenha alvos pequenos e você só alcançará resultados pequenos. Mas com alvos elevados, é mais provável que seu filho cresça para atender a essas expectativas.

COMO PODEMOS PRESUMIR COMPETÊNCIA?

• Fale com seu filho normalmente. Evite a conversação infantilizada e a linguagem excessivamente simplificada. Fale a uma velocidade normal. E quando seu filho estiver presente, nunca fale sobre ele como se eles não estivesse na sala. Certifique-se de que outras pessoas falem diretamente com ele em vez de reportar a um terceiro (ou seja, você).

• Encontre uma maneira de ajudar seu filho a se comunicar. Todo mundo se comunica, seja através de fala, dispositivos geradores de fala, imagens, gestos, linguagem gestual e muito mais. Ajude seu filho a encontrar o sistema de comunicação que funciona melhor para ele. Comunicação é poder e a chave para a defesa dos próprios interesses!

• Preste muita atenção ao que eles estão tentando dizer. Antes de pensar que alguns comportamentos são apenas decorrentes do autismo, primeiro considere que seu filho pode estar tentando lhe dizer algo. Comportamento é comunicação, e pode muito bem ser que seu filho esteja expressando algo importante dessa maneira.

Heidi LoStracco, mestre e fonoaudióloga, diz que teve um estudante há alguns anos que, em certo ponto, começou a usar o seu dispositivo de Comunicação Alternativa (CAA) para dizer a palavra "Todas" a todo o instante. Depois de repetir essa palavra mais de 500 vezes em 10 dias, LoStracco descobriu que o menino estava tentando mostrar que o seu dispositivo está bloqueado por acidente, impedindo-o de acessar "todas as palavras" que ele precisava para se expressar. Agora, imagine o que aconteceria se a repetição da palavra "todas" tivesse sido interpretada como movimento repetitivo.

• Não omita informações por medo que não entendam. Em vez disso, exponha-os a todas as coisas que você faria com qualquer outra criança. Mesmo que não pareça estar absorvendo a informação, eles podem muito bem estar fazendo exatamente isso!

CONCLUSÃO

Se você está lendo sobre isso pela primeira vez, pode causar um pouco de incerteza aceitar essa ideia e dar uma chance. Você pode estar mais inclinado a acreditar que seu filho tenha uma deficiência intelectual e se esforça para entender.

Mas, como a mãe de uma jovem autista no Blog Emma's Hope Book chama a atenção: "Como você pode saber com certeza? Podemos dizer a nós mesmos que nosso filho é muito "severo" e estamos correndo o risco de uma certa medida de fracasso ao presumir competência. Para essas pessoas, eu sugeriria que o oposto é verdadeiro. O único verdadeiro fracasso é quando nos afastamos e presumimos incompetência."

Então, dê uma chance e veja o que acontece. Como Ido Kedar, um indivíduo não-verbal com autismo diz: "O que você tem que perder tentando?"


Tradução livre de Renata Bonotto a partir da postagem no Blog - http://blog.theautismsite.com/presume-competence/

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