domingo, 12 de novembro de 2017

CAA no contexto educacional



A CAA constitui um terreno fértil para aplicação e desenvolvimento na escola - seja para comunicação e expressão, seja nos apoios à aprendizagem ou para organização e manejo de comportamento. Assim, quarta, dia 25 de outubro, foi a vez de falar sobre a CAA no contexto educacional.

A partir de sua ampla experiência também como educadora, Amy Starble organizou uma apresentação em que compartilhou muitas estratégias, ferramentas práticas, exemplos e vídeos. Em sua exposição aliou a aplicação da CAA a atividades educativas de modo que os estudantes com necessidades de comunicação complexas pudessem gozar de acessibilidade e participação em igualdade de oportunidades. Confira os slides com o material aqui. 

Essa atividade foi promovida em parceria entre o Instituto Autismo & Vida e a ATEMPA. A ATEMPA acolheu com entusiasmo essa oportunidade de formação, estendendo também o convite a professores em geral, educadores e profissional em geral.




Amy Starble é consultora em Comunicação Aumentativa do I-TEAM e do Early Intervention I-TEAM (Equipe Interdisciplinar - Intervenção Precoce), projetos do CDCI da Universidade de Vermont, que apoiam a Inclusão Escolar e Social.

Essa oportunidade é fruto do ADA Professional Fellowship Program (um intercâmbio profissional em Educação Inclusiva) do qual eu, Renata Bonotto, participei no primeiro semestre de 2017, quando tive a oportunidade de passar cinco semanas em atividades relacionadas aos projetos do Center on Disability and Community Inclusion (CDCI- Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont.

Gratidão aos organizadores do programa, AUCD (Associação de Centros Universitários sobre Deficiência - EUA) e o ICI (Instituto para Inclusão na Comunidade) da Universidade de Massachusetts Boston, e ao financiamento do Departamento de Estado do governo americano.

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