domingo, 17 de janeiro de 2016

PECS - o que é?

PECS significa Picture Exchange Communication System, ou sistema de comunicação por troca de figuras, em português. O PECS foi desenvolvido por Lori Frost e Andy Bondy em 1985 especificamente para pessoas com autismo. O PECS consiste em um protocolo de treinamento com base nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento (ou ABA) visando ao desenvolvimento da comunicação espontânea e funcional (para fazer pedidos) de pessoas com autismo.

O PECS possui 6 fases:

  • Na fase 1, a pessoa aprende a trocar a figura pelo objeto que deseja.
  • Na fase 2, estimula-se a persistência na comunicação a despeito da distância em relação a um parceiro. Assim, a pessoa aprende a levar a figura do objeto que deseja até a pessoa que pode lhe entregar o item desejado. 
  • Na fase 3, tem início o ensino para que a pessoa comece a discriminar os símbolos nas figuras. Primeiramente, trabalha-se a escolha de um item desejado em relação a outro que não desejado. Depois, incia-se a escolha de um item entre dois itens desejáveis.
  • Na fase 4, é introduzida a organização de frases e a pessoa começa a juntar símbolos - o símbolo de "eu quero..." + o símbolo representativo do item desejado.
  • Na fase 5, a pessoa com autismo é ensinada a responder a perguntas diretas como "O que você quer?" e também são introduzidos símbolos de atributos como cores e tamanhos. 
  • Por fim, a fase 6, a pessoa é ensinada a responder perguntas, bem como a comentar espontaneamente sobre itens, pessoas ou atividades presentes em seu ambiente. Nesse ponto, já pode responder à pergunta "O que você quer?" com "Eu quero ___" e é ensinado também a diferenciar entre as respostas adequadas às perguntas "O que você vê?" e "o que você quer?"

Atenção! Utilizar figuras, fotos e pictogramas não é o mesmo que fazer o PECS. PECS não é sinônimo de usar figuras. PECS é o protocolo de treinamento em si. 

Para maiores informações, consulte a página oficial do PECS no Brasil: http://www.pecs-brazil.com/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário