terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Comunicação também é direito!

Depois de um longo período de hibernação, iniciamos 2017 com novas metas e prioridades, uma delas é ser mais frequente por aqui. 😄

A linguagem é de extrema importância para a constituição do sujeito e a CAA é uma área muito promissora para alcançar níveis contínuos e consistentes de desenvolvimento nas relações que envolvem as pessoas autistas. Para chegarmos a isso, a difusão de informações e práticas é fundamental. Por isso estamos aqui!!!

Muita gente não sabe, mas a comunicação também é um direito. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência estabelece como propósito "promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente". Não há como chegar ao exercício pleno e com equidade quando há barreiras de comunicação que o impedem.

Viva a Comunicação Alternativa!!!


3 comentários:

  1. Oi Renata! Muito interessante o seu blog! Tenho um filho com a síndrome de Angelman que também apresenta o espectro autista. Ano que vem termino minha graduação em Letras-Ingles. Depois do diagnóstico do meu filho, fiquei bastante interessada em fazer uma pós graduação voltada para a área de Comunicação Alternativa. Você pode me indicar alguma pós ead na área? Se preferir pode enviar para meu e-mail chrizaleite@hotmail.com. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Christiane, já conversamos via outros canais, mas para deixar registrado aqui para outras pessoas que também se interessem pelo tema. Respondendo... Não há pós específica em Comunicação Alternativa no Brasil. Na verdade, mesmo na grande parte das especializações (Educação Especial e Educação Inclusiva, por exemplo) e até nos cursos de graduação, em que se deveria falar sobre a temática, como as licenciaturas, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, não ocorre (ainda!) Em EAD recomendo os cursos da Assistiva [http://www.assistiva.com.br/curso01.html#EAD]. O foco não é em autismo mas, para quem está buscando as aplicações na intersecção com a escola é muito rico.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tem um canal do You Tube da Angelman Syndrome Foundation que é riquíssimo em materiais e conteúdos. Recomendo fortemente ;-). Dá uma olhada e se quiser trocar figurinhas, será ótimo https://www.youtube.com/watch?v=jajhtKH-JPE&list=PLihsTkrStCHZVZBHDC0Qr7z10cYWC0ltx

    ResponderExcluir