Como iniciar e o que fazer
Uma das questões mais inquietantes para famílias e profissionais que implementam a CAA para mediar o desenvolvimento da comunicação e da linguagem é ter uma visão ampla sobre como iniciar e o que fazer.
Ao pesquisar e propor uma pesquisa-ação sobre o tema na minha tese de doutorado*, organizei a estrutura fluxos que está no gráfico abaixo. Cada uma dessas etapas, leva a outros tantos desdobramentos, é claro!
Comece pela avaliação
Quero destacar a importância da avaliação das habilidades iniciais de comunicação e linguagem. Essa avaliação inicial é importante para nortear quanto a objetivos a perseguir e, depois, quanto à definição de recursos e estratégias que possam levar à concretização de avanços que queremos.
No processo de avaliação de habilidades iniciais, gosto muito de uma ferramenta, a Matriz de Comunicação** [site disponível em inglês e espanhol: www.communicationmatrix.org].
A Matriz de Comunicação é uma ferramenta de avaliação gratuita para ajudar famílias e profissionais a entender facilmente como está a comunicação, refletir sobre o progresso e as necessidades exclusivas de qualquer pessoa que esteja nos estágios iniciais da comunicação ou empregando outras formas de comunicação que não sejam falar ou escrever.
A Matriz de Comunicação define:
- as quatro razões principais que nos motivam a nos comunicar
Quatro razões que nos motivam para a comunicação
Sem motivação não há aprendizagem. Por isso, compreender o que pode motivar uma pessoa a se comunicar é uma questão essencial para pensar promover e fazer avançar a comunicação.
REJEITAR
Recusar o que não se quer
•
Expressar incômodo
•
Protestar
•
Recusar ou negar algo
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OBTER
(obter o que se quer)
• Expressar satisfação
• Continuar uma ação
• Obter mais de algo
• Pedir mais ação
• Escolher
• Pedir um objeto novo
• Pedir objetos que estão fora do alcance
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INTERAGIR SOCIALMENTE
• Expressar interesse por outros
• Chamar atenção
• Pedir atenção
• Mostrar afeto
• Saudar outras pessoas
• Oferecer ou compartilhar coisas
• Dirigir a atenção de alguém a algo
• Usar fórmulas sociais educadas
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OBTER E TROCAR INFORMAÇÃO
• Responder a perguntas de “Sim” e “Não”
• Perguntar (“Quem?”, “Onde?”...)
• Nomear objetos e pessoas
• Fazer comentários
|
Crianças e pessoas com autismo, em geral, desenvolvem como mais facilidade habilidades referentes a "rejeitar" e "obter". E, os maiores desafios envolvem as habilidades para "interagir socialmente" e "obter e trocar informação". Porém, para um trabalho efetivo para o desenvolvimento da comunicação, não podemos deixar nenhuma dessas áreas de fora.
A comunicação entre pessoas está largamente relacionada ao fortalecimento das interações sociais. Também, obter e trocar informações estão na base para a aprendizagem e desenvolvimento de uma gama diversa de conhecimento e outras habilidades. Não é verdade?
Aproveite para pensar também como é a sua interação com sua criança, estudante ou paciente. Dar o exemplo é essencial!
** A Matriz de Comunicação foi publicada pela primeira vez em 1990, revisada em 1996 e em 2004 pela terapeuta de fala e linguagem Dra. Charity Rowland da Universidade de Ciências da Saúde de Oregon nos EUA.
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