sexta-feira, 19 de abril de 2019

Como iniciar com a Comunicação Alternativa?

Durante a live no Lagarta Vira Pupa foi possível conversar sobre alguns aspectos relativos à Comunicação Alternativa. No entanto, porque o tempo é limitado, não dá para aprofundar tanto na resposta. Então, resolvi trazer algumas questões para cá e explorar um pouquinho mais que consegui na live e favorecer a continuidade das discussão de algum modo. Lá vai uma pergunta!



Vou começar a responder pontuando a nossa meta principal ao introduzir sistemas de CAA: Comunicação! E quando a isso, vale ressaltar que nos comunicamos de várias formas: através do olhar, através de gestos e através do uso de símbolos, sendo que a fala e a escrita são os principais meios simbólicos que existem.

Quando alguém, por algum motivos, não está conseguindo usar a fala de um modo compreensível a outros com quem se relaciona e também quando não sabe ou consegue escrever, podemos pensar em formas alternativas de comunicação. A área da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) está especificamente comprometida com esse caminho!

Vamos considerar as possibilidades de usar imagens para nos auxiliar nesse processo de mediação da comunicação e então, vem a preocupação da Rosemary na pergunta acima: Começo com fotos? Que atividades ou situações de comunicação estabeleço como alvo ao iniciar? Vou me deter nessas duas questões nesse post.

1. Começo com fotos?


A utilização de fotos ou pictogramas é uma dúvida recorrente. Isso porque se fala de uma hierarquia de aprendizagem de símbolos.


No entanto, não significa que ao introduzir a CAA preciso fazer essa caminhada gradual como regra. Mais importante é observar a criança e suas habilidades e buscar um meio simbólico que, de fato, favoreça a comunicação.

Na minha prática, com o objetivo de estimular a comunicação, destaco que podemos e devemos usar todos as possibilidades disponíveis, tanto para fazer a criança compreender, quanto para auxiliar que ela se expresse. Vou dar alguns exemplos:

Abro a geladeira, tem aguá e suco, posso pegar cada um alternadamente e estimular a criança a fazer uma escolha:

       - Você quer água (trago a jarra ou garrafa com água) ou suco (trago a jarra ou garrafa com suco)?

A criança pode usar formas diferentes de responder: talvez ela só olhe, talvez ela toque ou tente pegar, talvez ela aponte, talvez ela emita algum som acompanhado de outra ação. Nessa situação, estou usando objetos reais.

Se, no entanto, estou tentando incrementar o uso de imagens para mediar a comunicação na ausência dos objetos concretos, eu posso ter na porta da geladeira uma foto ou pictograma para representar a água ou suco. Para suco e água, eu prefiro usar pictogramas - aliás, para tudo o que é muito recorrente e muito semelhante ao que poderia representar, sempre uso pictogramas. Os pictogramas de objetos concretos são mais fáceis de encontrar, generalizar e facilitam a construção de materiais, Mesmo quando a criança não reconhece de cara, é mais fácil ajudar a convencionar um sentido para a imagem/símbolo. Para ajudar nisso é que sempre utilizo texto para acompanhar as imagens, quer fotos ou pictogramas.

Autor pictogramas: Sergio Palao Procedência: ARASAAC (http://www.arasaac.org) Licença: CC (BY-NC-SA)

Eu também utilizo fotos em algumas situações e considero alguns aspectos, por exemplo:

- A foto ajuda na representação de itens muito específicos e pessoais como as pessoas da vida, pão de queijo, farofa, típicos da realidade e cultura no Brasil... Acaba sendo mais prático usar uma foto. No entanto, sempre presto atenção na qualidade da foto e evito fotos muito poluídas e com elementos confundidores próximos;

- As fotos possuem um nível de especificidade e detalhamento maior, então, se vou usar uma foto para fazer cartões de comunicação de 3x3 ou 5x5 cm, ela perdem muito em nitidez. Por isso, se tenho que usar fotos, priorizo formatos maiores com 9x13 e 10x15. E, é claro, utilizo texto junto para saber exatamente o que a foto representa; e

- Muitas crianças, em especial, conforme a idade, podem ter dificuldades quanto à discriminação figura e fundo ou dificuldades em foco atencional. Quando é o caso, ocasionalmente considero a utilização de fotos da própria criança e em tamanhos maiores, por exemplo, para organizar sua rotina. Assim, implemento um recurso de apoio à comunicação e também favoreço o desenvolvimento de foco atencional que também trará benefícios em outros momentos e outras situações.

Vamos à segunda questão.

2. Com quais atividades ou situações de comunicação começo?


Começo com o que motiva a comunicar e gera interesse! Então, preciso me observar e perguntar: o que a criança gosta de comer, beber e fazer em seu tempo livre. O que desperta seu interesse e atenção?

Para crianças muito pequenas, aquilo que ela gosta de comer e beber e os brinquedos e atividades de lazer constituem as portas de entrada para muitas interações e oportunidades de comunicação. Para qualquer pessoa, é importante coletar informações sobre comidas, bebidas, brinquedos, brincadeiras, objetos, atividades recreativas, lugares, pessoas da vida e rotina da semana (inclusive fim de semana).

Com essas informações,

- Organizar a rotina visual do dia ou da semana. Com crianças bem pequenas, inicio com o dia e com o avanço da compreensão do sistema visual, amplio para toda a semana;

- Providenciar símbolos de todo vocabulário útil e motivador - às vezes, já começo com alta tecnologia com um aplicativo em tablet ou, então, é providencio cartões de comunicação e disponho em algum tipo de suporte: um chaveiro, uma pasta, prancha ou livro de comunicação, por exemplo.

Além de explorar os interesses e motivações para favorecer a comunicação e promover a interação a partir da rotina, considero muito útil implementar apoios visuais para atividades de vida diária. Esses recursos podem ajudar muito no desenvolvimento da autonomia. Uso muito e sempre recomento os desenhos roteirizados do site Autismo Projeto Integrar. Para conferir o material disponível (lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, entre outros), acesse aqui.


Espero que essas informações iniciais sejam úteis.

E, você que já tem experiência com a implementação da CAA, como iniciou? Compartilha sua experiência nos comentários. ;-)

9 comentários:

  1. Querida Renata, obrigada por explicar com tantos exemplos!
    É muito bom quando conseguimos visualizar as diferentes situações e possibilidades!!

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  2. Que bom que foi útil e forneceu algumas pistas. Bom trabalho! ;-)

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  3. Bom dia... Estou a procura das imagens para uma tabua de comunicação e rotina. Vc indica algum site específico?

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  4. Utilizo muito o ARASAAC - www.arasaac.org (pesquisa em materiais). Confere a página no Pinterest também ;-) Crio muitos do meus materiais com dois aplicativos também - Picto4me (que é um plugin do Google Chrome) e PictoSelector, um programa que é possível baixar gratuitamente e usar no PC. Uso o Let me Talk, app de CAA para tablet (no Let me Talk, crio as pranchas que eu quero/preciso), faço um print de tela e mando para impressão. Espero que uma dessas possibilidades possa te ajudar.

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  5. Dicas preciosissimas. Muito obrigada

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  6. Sensacional saber todas essas informações e experiências positivas pra sanar as dificuldades das crianças com dificuldades em se comunicar com outras crianças ,familia e profissionais da área de ensino e outros ...

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    1. Que bom! Comunicar é tão importante, né? Pode ser um desafio encontrar o caminho para iniciar, mas sempre é válido e os frutos valem a pena.

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