segunda-feira, 29 de abril de 2019

Famílias precisam de orientação antes de comprar um aplicativo de comunicação


Recebi o texto abaixo do site de divulgação de notíicias e pesquisas sobre autismo SPECTRUM. Ahhhh, me despertou tantas reflexões! Resolvi traduzir e postar aqui para favorecer a reflexão de outras pessoas também. Nos outros posts, vou aproveitar para compartilhar minha opinião (e vivência) sobre os temas que estão aqui retratados. ;-)

ESCRITO POR CATHY BINGER  /  23 ABRIL 2019 


Muitas crianças com autismo têm pouca ou nenhuma fala, e suas famílias muitas vezes estão desesperadas para ajudá-las a se comunicar.

Na conectada dos dias de hoje, essas famílias provavelmente vão ouvir sobre uma variedade de aplicativos de comunicação - alguns especificamente voltados para crianças com autismo - disponíveis para dispositivos móveis, incluindo iPads. Em geral, o anúncio inclui um vídeo de uma criança que começa a se comunicar usando a saída de voz [vocalizador] do aplicativo e, sem esforço, pedindo um copo de suco ou dizendo, pela primeira vez, "eu te amo".

Que família, tendo condições de pagar, não compraria esse aplicativo?

O que não aparece nesses anúncios, no entanto, é o que acontece depois da compra. Embora a criança possa inicialmente se sentir atraída pelo aplicativo, a novidade geralmente se esvai antes que haja melhorias na comunicação. As famílias, sentindo-se decepcionadas e frustradas, recorrem frequentemente aos profissionais na escola ou na clínica para conseguir ajuda.

Se tiverem sorte, alguém encaminhará a família para um especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa, ou CAA. Os especialistas, geralmente fonoaudiólogos nos Estados Unidos, trabalham em escolas, contextos clínicos e consultórios particulares. Eles sabem como formas de comunicação não-verbais, como símbolos de figuras (imagens que representam palavras ou frases) e dispositivos de alta tecnologia com vocalizadores, podem ajudar algumas crianças a se comunicar.

Quando as famílias buscam a ajuda de especialistas de CAA para ajudar a “fazer este aplicativo funcionar”, os especialistas recomendam a mesma coisa: uma avaliação completa para determinar as melhores soluções de CAA para a criança - que pode não incluir o aplicativo caro família acabou de comprar.

Como especialista em CAA, vi esse cenário se repetir muitas vezes nos últimos 10 anos, desde que o primeiro aplicativo de comunicação robusta estreou há cerca de uma década. Embora esses tipos de programas de comunicação estejam disponíveis em dispositivos especializados caros há várias décadas, só recentemente o software se tornou disponível para dispositivos móveis - e a um custo menor, tornando os aplicativos mais acessíveis para as famílias que buscam soluções.

Embora os anúncios façam parecer que a comunicação usando a tecnologia é algo novo, os profissionais de CAA avaliam formalmente essas soluções há mais de três décadas. Uma vez concluída a avaliação, fazem recomendações fundamentadas no perfil individual da criança e nas necessidades da família.

O foco recente em aplicativos de CAA inverteu esse processo. As famílias geralmente compram o dispositivo e o aplicativo primeiro e só procuram ajuda profissional depois. Considerando os variados perfis de pessoas com autismo, as complexidades da comunicação e a singularidade das necessidades de cada família, não é de admirar que essa abordagem raramente funcione.

Profissionais da área da saúde e educação precisam estar cientes de que os pais estão sendo atraídos pela promessa de sucesso rápido. Eles devem antecipar isso, ajudar as famílias a entender que não há uma solução única para todos os casos e encaminhar as famílias para avaliações completas de CAA. Eles também devem aprender que nenhuma tecnologia, por melhor que seja a criança, consertará a comunicação sem ensino e personalização.

Acesso à inovação

Novas tecnologias trouxeram uma riqueza de benefícios para pessoas com autismo. As tecnologias móveis são mais acessíveis do que os dispositivos CAA altamente especializados, que podem custar mais de US$ 7.000 [aproximadamente, R$28.000,00] em comparação com US$ 300 a US$ 800 [R$1.200 a R$3.200] para um dispositivo móvel e um aplicativo.

Uma gama completa de opções de aplicativos sofisticados está disponível para dispositivos móveis e CAA, e as tecnologias móveis estão ajudando a naturalizar o uso da CAA, já que tablets e smartphones estão agora no centro das interações cotidianas. Em vez de usar um dispositivo incomum na sala de aula, essas crianças com autismo chegam a ser as crianças "legais" que usam iPads em sala de aula.

É importante ressaltar que a CAA também inclui soluções de baixa tecnologia, como pranchas de comunicação impressas em papel contendo letras, palavras escritas ou símbolos de figuras. E as pessoas também podem se comunicar usando CAA não assistida - isto é, usando o próprio corpo, usando gestos e língua de sinais.

Mesmo em nosso mundo de alta tecnologia, recursos de baixa tecnologia e sem tecnologia continuam sendo importantes. Por exemplo, algumas famílias podem relutar em levar um dispositivo caro para casa porque ele pode ser roubado ou não ser carregado devido à falta de eletricidade. Além disso, quando se trata de tecnologia, ocorrem falhas - portanto, todos precisam de um plano reserva. Os profissionais de CAA podem ajudar a garantir que as soluções em comunicação estejam à disposição quando um tablet não estiver disponível.

Aprendizagem e ensino

Os aplicativos de comunicação atuais raramente são intuitivos 1 . Quando crianças e adultos não são ensinados a usá-los, as tecnologias CAA acumulam poeira em uma prateleira 2 . Para promover uma comunicação bem-sucedida, é essencial o ensino de alta qualidade para a pessoa que usa o aplicativo e para seus parceiros de comunicação - membros da família, educadores, colegas.

A pessoa que usa CAA precisa aprender não apenas como operar a tecnologia, mas também os fundamentos da comunicação: com quem falar, quando falar, quais palavras usar e como formar  sentenças e criar histórias 3 . As crianças que usam CAA com sucesso normalmente recebem com regularidade instrução em CAA de um fonoaudiólogo que trabalhe na escola e, também, quando possível, através de serviços adicionais de um fonoaudiólogo particular.

E todos os outros também precisam aprender a se comunicar com as crianças que usam CAA. Mesmo intervenções simples que ensinam adultos e colegas sobre como fornecer tempo extra para comunicação e como modelar a comunicação usando o dispositivo podem ter impactos positivos e imensos na comunicação 4 . Essas ações práticas ajudam os parceiros de comunicação a identificar contextos para usar CAA, criar oportunidades para usá-la e praticar no uso de aplicativos e outras soluções em atividades cotidianas específicas, desde a leitura de uma história até a escolha do que vestir.

Abordagem personalizada

A necessidade de personalização afeta todos os aspectos da comunicação: tecnologia, ensino e contextos de comunicação.

As crianças com autismo raramente vêem melhorias se a tecnologia - o dispositivo móvel e o aplicativo - não tiver sido personalizada. Com base em suas necessidades, crianças autistas se beneficiam de diferentes aplicativos com recursos diferentes. Uma avaliação de CAA pode determinar as necessidades específicas de uma criança, como o tamanho e o número de símbolos que a criança pode gerenciar e o quão complexo o sistema deve ser.

Por exemplo, um estudante do ensino médio com autismo que tenha um alto quociente de inteligência pode exigir uma abordagem de ensino diferente e menos apoio do que um na pré-escola com a condição. Famílias de diferentes origens culturais, étnicas e linguísticas também podem ter diferentes sistemas de valores e expectativas para seus filhos. O ensino personalizado ajuda a garantir que as necessidades de cada família sejam atendidas 5 .

Para melhores resultados, também precisamos personalizar os contextos de comunicação. Por exemplo, quais atividades são divertidas, motivadoras e adequadas à idade da criança, e que necessidades de comunicação as crianças têm em várias situações? A criança precisa ser capaz de ir ao mercado sem ter uma crise, conversar com os colegas sobre música popular ou conversar com a família durante o jantar de domingo? Os especialistas em CAA podem ajudar famílias e crianças a identificar contextos importantes para comunicação e encontrar soluções eficazes.

As famílias, sem dúvida, continuarão a ouvir promessas convincentes de soluções rápidas. Educadores e profissionais de saúde devem fazer todo o possível para conectar as famílias aos especialistas de CAA e garantir uma avaliação antes de investir em um aplicativo específico. Mesmo depois de identificar o aplicativo certo, ensino regular e atenção personalizada a todos os aspectos da comunicação ainda são necessárias para ajudar as crianças a atingirem todo o seu potencial.

Cathy Binger é professora associada em Terapia da Fala e Linguagem na Universidade do Novo México.

REFERÊNCIAS:
1.      McNaughton D. and J. Light Augment. Altern. Commun. 29, 107-116 (2013) PubMed
2.      Johnson J.M. et al. Augment. Altern. Commun22, 85-99 (2006) PubMed
3.      Beukelman D. and P. Mirenda (2013) Augmentative and alternative communication: Supporting children and adults with complex communication needs. Baltimore, MD: Brookes Publishing.
4.      Binger C. et al. Am. J. Speech Lang. Pathol19, 108-120 (2010) PubMed
5.      Binger C. et al. Augment Altern. Commun24, 323-338 (2008) PubMed

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